Dourado
Este é um peixe de água doce. Um dos peixes mais populares para aquários domésticos é mundialmente conhecido como goldfish. Além da cor dourada, que lhe dá o nome, pode ser encontrado também em branco e vermelho, amarelo, azul, esverdeado, castanho e bicolor. Possui a nadadeira traseira longa e com a ponta dupla.
Este belo peixe é muito ingênuo e pacífico, portanto, o mais adequado é mantê-lo sozinho ou, quando muito, em grupos da mesma espécie e tamanho. Por serem muito lentos e terem barbatanas delicadas, podem sofrer com o assédio de outros peixes. É um dos poucos peixes de água fria disponíveis para aquarismo, o que não quer dizer que se pode economizar com aquecedor, pois podem ocorrer mudanças muito bruscas de temperatura, que são prejudiciais a qualquer peixe.
Cuidados
Esta espécie pode atingir até vinte anos de vida se bem tratada. Um aquário adequado para esta espécie deve ter pH moderadamente alcalino, em torno de 7.2 a 7.6. Deve também possuir filtragem mais eficiente que o normal, cerca de dez vezes o volume do aquário por hora, nunca utilizando o filtro biológico de fundo, que, além de ultrapassado, não supre as altas exigências de filtragem desta espécie, que produz muita sujeira.
Alimentação
Todos os peixes devem ser alimentados duas ou três vezes por dia, sempre em pequenas quantidades, que possam ser consumidas rapidamente. Não há uma quantidade pré-estabelecida de ração. Isso varia de acordo com o tamanho das espécies e o número de peixes no aquário.
Os peixes podem comer enquanto houver alimento disponível, por isso são mais frequentes casos de doenças por excesso do que falta de comida. Cabe ao dono dosar a quantidade. Deve-se observar a velocidade que os animais comem e colocar alimento suficiente para que seja consumido em torno de cinco minutos. Se sobrarem restos no aquário, a quantidade deve ser diminuída. Se acabar em menos de um minuto, deve-se fornecer mais ração. Este é um peixe onívoro, ou seja, alimenta-se de quase tudo.
Espaço para criação
O aquário ideal para esta espécie deve ter, no mínimo, 200 litros e deve-se adicionar 30 litros de água para cada Kinguio que seja colocado no local. Enfeites de aquário de tamanho grande não são aconselháveis para o Kinguio, pois ele geralmente se machuca “fuçando” neles. É essencial que ele tenha bastante espaço para nadar e que se coloque areia (de preferência grossa, como a de rios, por exemplo) como substrato, pois ele adora vasculhar o fundo do aquário e pode engasgar com cascalho.
Expectativa de vida: 6 a 20 anos
Comprimento: 10 a 30 cm