Collie
A origem do Collie é tão misteriosa quanto à origem de seu nome. Uma teoria é que a raça teria a mesma raiz do Border Collie. Sobre a origem do nome, uma teoria é de que veio de uma palavra gaélica que quer dizer “útil”, o que descrevia o valor desses cães nas fazendas e rebanhos para os Celtas, primeiros habitantes das Ilhas Britânicas. Embora a proteção e o pastoreio de ovelhas seja uma das funções caninas mais antigas, só há evidências do Collie a partir de 1800.
Tanto o Collie áspero como o Collie liso existiam nessa época, mas são derivados de cruzamentos diferentes. O tipo áspero era menor e com a cabeça mais larga, e normalmente sua cor era preta ou branca e preta. Na medida em que aumentou o interesse dos criadores pela raça, os dois tipos foram ficando maiores e mais refinados.
O Collie do tipo áspero foi influenciado por um cachorro chamado “Old Cockie”, nascido em 1867 e considerado o responsável não apenas por estabelecer esse tipo, mas também por ter acrescentado a cor castanho clara. Nessa época, a Rainha Vitória se encantou pela raça. Com seu apoio, a popularidade do Collie cresceu não apenas entre os criadores de ovelhas, mas também entre membros da classe alta, que se apaixonaram por sua beleza. Em 1886 foi estabelecido um padrão que descreve a raça até os dias de hoje.
Na mesma época, como os cães pastores de ovelhas tinham ficado importantes na América, os colonos levaram Collies com eles para o Novo Mundo. Em 1878, a Rainha Vitória colocou a raça novamente sob os holofotes apresentando dois Collies na Exibição de Cães de Westminster. Isso despertou o desejo na elite americana de juntar ao clã Collie, e logo o Collie estava presente nos círculos de maior prestígio da América. Mais tarde, o Collie encontrou um novo defensor, o escritor Albert Payson Terhune, cujas histórias sobre os Collies espalharam sua fama por todas as camadas sociais.
O mais famoso Collie de todos os tempos, a estrela de TV Lassie, ajudou a transformar o Collie áspero na raça mais querida de todos os tempos na América. O Collie liso nunca teve a mesma popularidade.