Cobra
As principais vantagens de criar cobras são: vivem em terrários alocados em qualquer cômodo da casa; necessita de menos de 15 minutos de cuidados diários; possui uma grande variedade de cores, formas, tamanhos e comportamentos; não sofrem com a falta do tutor; não soltam pelos ou penas; não fazem qualquer tipo de barulho; não quebram objetos ou rasgam estofados; e podem ficar cerca de 30 dias sem alimentação. O maior empecilho que o interessado irá enfrentar será em relação à burocracia, pois a criação deste tipo de animal necessita de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cujo órgão lamenta a grande incidência de abandono de répteis.
Cuidados
As cobras possuem alguns requisitos peculiares exigindo que você promova passos básicos para atender suas primordiais necessidades. Antes de levar este tipo de pet para a sua casa providencie um terrário bastante hermético, pois as serpentes são especialistas em achar fresas e lacunas podendo escapar com extrema facilidade. Não economize neste item adquirindo um espaço bem bacana ao réptil. Outro ponto importante refere-se ao cardápio alimentar, pois as cobras curtem presas vivas, tais como os roedores (seus preferidos). É recomendável que você adquira animais mortos previamente congelados por lojas especializadas obtendo menos trabalho, apesar de um custo mais elevado.
Ao adquirir este tipo de animal com a respectiva licença do Ibama, não se esqueça de realizar um exame superficial verificando alguns sinais primários de doença incluindo bolhas saindo do nariz, viscosidade da pele, olhos fechados e podridão na boca. É de extrema relevância que você consulte um veterinário especialista em réptil evitando dissabores no futuro. Todas as cobras são capazes de regular a sua temperatura corporal movendo-se entre as áreas mais frias e as mais quentes. Fornecer um ambiente agradável torna-se fundamental, pois reduz o estresse do seu pet e ele digeri melhor suas refeições. Insira acessórios interessantes no terrário englobando troncos, pedras, folhagens e esconderijos.
Ao optar por uma cobra você tem que estar seguro, pois este animal pode sobreviver por cerca de 30 anos. O Ibama registra alto índice de abandono desta espécie, que na maioria das vezes são jogadas no mato e dificilmente conseguem sobreviver, já que estavam condicionadas num ambiente fechado. Como iniciante é fundamental que você não crie serpentes venenosas, pois coloca a sua vida, a de familiares e a de amigos em muito perigo. Procure um animal produzido em cativeiro por um criador respeitável evitando serpentes capturadas na natureza, pois elas não se adaptarão facilmente num terrário.