Abrigo cria espaço para animais de moradores de rua

No frio, morar na rua torna-se ainda mais difícil. A fome machuca, o vento e a chuva insistem em maltratar aqueles que mais precisam. Em meio à tantas dificuldades, a população de rua de Santos pode contar com um abrigo de inverno. A novidade é que, desta vez, os usuários poderão se proteger do mau tempo na companhia do seus melhores amigos: os animais de estimação.

 

Aberto na noite de ontem, o local, que tem 40 vagas para pessoas em situação de rua, terá também, a partir de segunda-feira, três baias para animais. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Flávio Jordão, a ação é inédita na região e foi realizada com o apoio da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) e da Ong Defesa da Vida Animal (DVA).

 

Teremos o apoio da Codevida com veterinários, que farão exames e microchipagem nos animais. Além disso, a Ong DVA doará ração, roupinhas e cobertores, que serão colocados em cima dos pallets (estrado de madeira) para que eles possam dormir”.

 

Apesar das baias serem individuais, os moradores que tiverem mais de um bicho de estimação e, desde que convivam em harmonia, poderão ficar no mesmo espaço. Feitos de alvenaria, os locais têm cinco metros quadrados. Ainda segundo o secretário, em caso de muitas demandas, a Prefeitura poderá construir mais espaços do tipo e até estender projeto para outros abrigos.

“Sabemos que muitos moradores não aceitavam acolhimento por conta dos seus bichinhos. Agora, com a novidade, nossa equipe de abordagem de rua, que sabe onde estão essas pessoas, poderá trabalhar com essa nova possibilidade”.

O abrigo, que fica na Rua General Câmara, 245/249, no Centro de Santos, oferece à população em situação de rua kit de higiene, banho, vestuário, jantar e café da manhã. O local funciona das 18 às 6 horas.<

No total, rede de acolhimentos da cidade é composta: pela Seção de Acolhimento e Abrigo Provisório de Adultos, Idosos e Famílias em Situação de Rua – Seacolhe-Aif, com 80 vagas, e pela Seção Abrigo para Adultos, Idosos e Famílias em Situação de Rua – Seabrigo-Aif, com 48 vagas, além das instituições conveniadas: Albergue Noturno, com 50 vagas (único local que recebe fila de demanda espontânea), e Casa das Anas, com 24 vagas. As Equipes de Abordagem e o Centro Pop são portas de entrada para esse serviço.

 

Levantamento

Santos recontará a população de rua ainda este ano. Segundo Jordão, o censo será feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Trata-se de uma parceria que será assinada oficialmente no dia 4 de julho, a custo zero para a Prefeitura. De acordo com o secretário, o contrato com a universidade trará benefícios, não só para a população em situação de rua, como também para os moradores, que poderão ter mais envolvimento nas questões sociais.

“Além do censo amplo, que não será só quantitativo, mas também qualitativo, teremos capacitações para nossos servidores, workshop e, no final de um ano, haverá a publicação de um livro sobre o fenômeno da população de rua da Cidade. O censo deve estar disponível após o mês de setembro”.

A pesquisa abordará também toda a população da Cidade. “Queremos engajar as pessoas para que elas entendam a responsabilidade de cada um nesse processo. Estamos conversando com as entidades que prestam serviços nas ruas. A ideia é que aquelas entidades que levam comida aos moradores possam usar, por exemplo, a estrutura do Bom Prato diariamente”.

Fonte
http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/santos/abrigo-de-santos-cria-espaco-para-bichos-de-estimacao/?cHash=5f155e500d9f72625bc7099a8fe2f917

Deixe seu comentário