Porquinho da Índia

O Porquinho da Índia é um roedor dócil, tranquilo e amigável, ele foi se tornando, pouco a pouco, uma boa opção como animal de estimação. Originário da região andina da América do Sul, este pequeno animal foi criado para o uso doméstico desde a época dos incas.
Antigamente ele se destinava ao consumo humano, mas desde o século XVIII, começou a ganhar espaço como animal de estimação.
Principais características da Porquinho da índia:
Também conhecido como cobaia, cuy, preá ou preá da índia, na atualidade ele desfruta de grande popularidade como animal de estimação. A espécie doméstica é a cavia porcellus e descende da espécie silvestre cavia aperea.

Como seres sociais que são, os Porquinho da Índia costumam não ter inconvenientes para viver em dupla ou mesmo em grupo. Mesmo assim, não é recomendável a convivência entre machos e fêmeas, já que eles se reproduzem de forma contínua.
IsSo provocará um grande desgaste para a fêmea, já que – se ela não tiver tempo suficiente para se recuperar entre os partos – sofrerá uma grande deterioração que pode colocar em perigo sua vida e a das futuras crias.
Saiba que estes são animais herbívoros. Não toleram a proteína animal.
Também não conseguem sintetizar de forma natural a vitamina C, portanto esta deverá ser incluída na dieta diária.
Outra de suas particularidades é que os porquinhos da índia não têm mobilidade intestinal. Por tal motivo, eles devem comer continuamente para que o sistema digestivo deles não pare.

Em comparação com outros roedores, o porquinho da índia tem bem desenvolvido o sentido da visão. No entanto, o posicionamento dos olhos provoca neles algumas dificuldades para calcular distâncias.
Por isso, você deve ter muito cuidado para não o deixar em lugares altos, já que eles podem vir a ser machucar se saltarem.
Também, como os seus dentes crescem de maneira contínua, é importante proporcionar a eles feno e outros alimentos com talo, para favorecer o desgaste dos dentes.
Sua dieta deverá ser complementada com verduras frescas e variadas.

Alimentação diária
Pimentões verdes e vermelhos;
Alface-da-terra (canônigos);
Chicória;
Rúcula;
Brócolis.

Alimentação de forma mais espaçada
Cenoura
Alface
Esta última – ainda que seja um de seus alimentos preferidos – pode provocar diarreia, devido a sua alta quantidade de água. Além disSo, por causa de seu baixo conteúdo calórico, seu valor nutritivo é quase nulo.

Alimentação de forma moderada
Frutas. Escolhas as que não tenham um alto nível de açúcar e que forneçam vitamina C.
Ração específica para Porquinho da Índia: Peça orientação ao veterinário para escolher a mais adequada.

Cuidados
Como são roedores de tamanho grande, você deverá proporcionar um local, como habitat, que seja o maior possível. Para um único porquinho da Índia, considere uma medida entre 40 centímetros por 60 centímetros, não menos do que isso.
Leve em conta que eles não são animais trepadores, sendo assim, a altura da jaula não deverá preocupar você.
É importante que você coloque uma capa grossa de substratos (cascas) para manter a higiene do local e trocar a cada dois ou três dias. Tenha em mente que, como eles não fazem suas necessidades em um único local, terá que limpar a gaiola completa.

Com uma correta higiene de seu espaço, não será necessário que você dê banho no seu porquinho da Índia. Da mesma forma que outros roedores, o Porquinho da Índia limpa a si mesmo e se mantêm sempre limpo.
Também, você deverá cortar as unhas de seu pequeno animal periodicamente. Poderá levá-lo ao veterinário para isso, caso não se sinta seguro para fazê-lo.
Se o seu porquinho da Índia tiver pelos longos, ele terá que ser escovado diariamente para evitar nós.
O exercício é de suma importância para a saúde destes animais. Eles devem exercitar seus músculos diariamente. Mas atenção: nada de rodas. Elas são muito prejudiciais para suas costas, já que não é flexível.
As doenças mais comuns que eles podem apresentar são infecções parasitarias – em geral acarinose – problemas dentais, doenças associadas à carência de vitamina C e diabetes.

Medidas: entre 20 e 30 centímetros;
Peso: entre 700 e 1500 gramas;
Corpo: Rechonchudo e compacto;
Cabeça: grande em relação ao corpo;
Orelhas: caídas;
Olhos: redondos e vivazes. De cor vermelha ou preta;
Extremidades: curtas;
Cores: Variados. Em geral, preta, marrom, branca e até tricolor;
Pelagem: curta, semilonga encaracolada e longa;
Além disto, apresenta o lábio superior partido e não tem cauda.

Deixe seu comentário