Husky Siberiano
O husky siberiano é uma raça de cães de trabalho oriunda da Sibéria, na Rússia. Sua função específica é tracionar trenós.
Estes cães são conhecidos na Sibéria há milhares de anos, em um lugar específico localizado a leste dos Montes Urais, e foram especialmente desenvolvidos para puxar trenós, em condições de frio extremo, pelos Chukchi, um povo que vive na região.
Em 1887, quando a Rússia ainda dominava o Alasca, estes cães migraram da Sibéria asiática rumo ao Alasca, e começaram a se popularizar pelo mundo. Alguns anos mais tarde, ajudaram a salvar a população de Nome, uma aldeia na área americana, quando levaram medicamentos e suprimentos aos habitantes isolados por uma tempestade. Por este feito, um particular exemplar tornou-se muito famoso o cão chamado Balto representado inclusive também em filmes da Universal.
A pelagem do Husky é bastante variada, desde o completamente branco ao preto-e-branco, vermelho e branco, cinza e branco, além de outras variações. Quanto a cor dos olhos, o padrão oficial da raça estabelece:
A cor dos olhos pode ser marrom ou azul;
aceitam-se os olhos de cores diferentes [heterocromia]
ou um olho particolorido [Heterocromia sectorial].
A expressão é penetrante, porém amigável, interessada e até um pouco maliciosa.
Os machos podem possuir até 60 cm de altura na cernelha e pesar cerca de 27 kg; as fêmeas podem possuir até 56 cm de altura e pesar cerca de 25Kg. São cães atléticos e velozes e são mais recomendados para viagens de longa distância com cargas mais leves, ao contrário do seu parente de porte maior, o Malamute-do-alasca.
A espectativa de vida do Husky é de 12 a 14 anos.
Sua altura vai de 50 a 50 centímetros, e o peso varia de 15 a 28kg.